Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ensaio mensal do Maracatu Solar

Ensaio mensal do Maracatu Solar, com desfile de fantasias de Fabrício Oliver. Tema "Riscou no céu uma estrelinha" de Descarte Gadelha, Pingo de Fortaleza e Calé Alencar.


Data: 21/08/2010
Horário: 18:30 às 20:30 h

Local: Sede Solar
SERVIÇO

E Eu Joguei Flores nas Minhas Memórias
Texto: Caio Quinderé
Direção: Caio Quinderé e Ilclemar Nunes
Onde: Teatro Emiliano Queiroz
ESTREIA: dia 21/8, sábado, 19h
Temporada: 22,28 e 29 de agosto
ENTRADA FRANCA

domingo, 8 de agosto de 2010

Descartes Gadelha diz que ritmo triste de maracatu é deformação

Descartes Gadelha: em busca da batida
perfeita e alegre para o maracatu.
Em foto de Edimar Soares
Artista plástico e compositor de loas, Descartes Gadelha, ataca aqueles que defendem que o ritmo triste e arrastado do maracatu seja uma tradição a ser preservada no Ceará. Pelo contrário, trata-se de uma deformação, diz o macumbeiro – como também são chamados os compositores de loas.

Ele também critica outras supostas tradições do maracatu, que encena a cerimônia da coroação dos reis do Congo – por isso “congada” era o nome original da cerimônia.

Descartes deu entrevista para o caderno Vida & Arte do O POVO. Reproduzo alguns trechos abaixo, mas vale a pena ler a íntegra.

«O maracatu dessa época já usava esse ritmo, bem gostoso, bem contagiante. Essa alegria perdurou muitos anos. Só que, quando as televisões e as revistas passaram a publicar as fantasias dos bailes de Carnaval do Rio de aneiro e das escolas de samba, os donos de maracatu, vendo a beleza plástica das fantasias, disseram que nosso maracatu era pobre: era feito com renda do Aquiraz, algodãozinho, chita. Foi quando os figurinistas entraram para o maracatu [ na década de 1960]. A renda foi substituída por lamê, veludo, cetins importados, e o maracatu foi descaracterizado culturalmente. Perdeu na força folclórica, mas ganhou em showbusiness. Aí é que entra a parte melódica. Como é que se podia dançar com fantasias de 30 quilos? A solução foi acabar com o batuque. Tiraram a coisa frenética e colocaram um ritmo de enterro, de procissão, muito lento, tristonho, pra ninguém dançar. O importante era o maracatu desfilar com fantasias luxuosas. O ritmo foi pras cucuias. As fantasias eram lindas, mas o espírito do maracatu se perdeu. Deixou-se de dançar. [...] E isso foi por tanto tempo que as pessoas começaram a achar que era característica do nosso maracatu. [...] Esse conceito de originalidade do maracatu ser triste, funesto, é um erro de 30, 40 anos e só.»

«O maracatu é uma das peças da consciência negra. Mas por que um negro, quando desfila no maracatu, é obrigado a pintar a cara de preto? [...] Existem grupos de negros que não participam do maracatu por se sentirem agredidos.»

«Eu estou com 67 anos. Na minha infância, nós íamos atrás dos maracatus rodando toda a cidade de Fortaleza, da Praça do Ferreira pra Igreja da Sé, passando pela Dom Manuel, e a praça José de Alencar. Eram 10, 12 quilômetros de batuque. A intenção nossa, minha e do Pingo [cantor e compositor] , é de tornar o maracatu como ele é, uma festa de alegria, de participação.»

Texto tirado do Blog de Plinio Bortolotti

Abertura do 2º semestre do Ponto de Cultura Fortaleza dos Maracatus

   Com palestra do cantor, compositor, produtor e pesquisador cultural Calé Alencar. 
  • Horário: 19:00 h, 
  • Local: Sede Solar
  • Data 09/08/2010

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pode entrar que a casa é sua...

Curso: Pode entrar que a casa é sua
Período do curso: 16 a 31 de agosto de 2010
Local: Associação Cultural Solidariedade e Arte - SOLAR

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

“SÃO JORGE SOLAR"

“SÃO JORGE SOLAR"
CARNAVAL 2010


O Maracatu Solar, um programa de extensão da Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, onde no Carnaval 2010, com sua energia marcante e seu ritmo singular e plural. Com a Loa “São Jorge Solar”, de Descartes Gadelha e Pingo de Fortaleza, o Maracatu Solar homenageia um de seus fundadores, Jorge Ramos da Costa, que foi para outro plano em 2009, afinal ...


EI TUM TUM TUM TÁ
TÁ CONTANDO AS ESTRELAS
PRA NOS ALEGRAR BIS (Coco-Maracatu)
OI TUM TUM TUM TÁ
É PRA NOSSO SÃO JORGE
ESSE BATUCAR


Convidamos a todos para fazer parte desta grande festa de Alegria, Ritmos e Cores, numa grande celebração a Vida!!!!!

Total de visualizações de página