Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

“Riscou No Céu”

No carnaval de 2011 o maracatu Solar desenvolverá dentro de seu cortejo em homenagem a coroação de uma rainha negra (enredo) o tema “Riscou no Céu” de autoria do artista Descartes Gadelha, tendo sua respectiva loa composta por Descartes Gadelha, Pingo de Fortaleza e Calé Alencar.


O tema “Riscou No Céu” faz uma referência a memória afetiva e cultural do então menino Descartes Gadelha (OITI) e sua paixão e deslumbramento pelo Maracatu Estrela Brilhante ( Fortaleza, 1951-1959). Na letra da Loa/tema o Menino traça um diálogo imaginário com uma estrela e compõe a partir de elementos da natureza um peculiar Maracatu “Estrela Brilhante” com seus respectivos personagens. No final da canção o homem “Descartes Gadelha” faz uma analogia da saudade que sente do Maracatu Estrela Brilhante e a presença deste (Maracatu Estrela Brilhante) no Maracatu Solar.

O Menino de “Riscou no Céu” somos todos do maracatu Solar que reverenciamos o Maracatu Estrela Brilhante e traçamos em nossos diversos elementos estéticos um paralelo entre esses dois grupos distintos. No figural do maracatu Solar haverá uma ala que reproduzirá o “Maracatu Estrela Brilhante” com todas as suas mais significativas características presentes na década de 50 (séc. XX).

“Riscou no Céu” propicia uma viagem estética e uma alusão a dinâmica cultura do maracatu cearense e evidencia os maracatus Estrela Brilhante e Solar através de suas múltiplas características, em certos aspectos de identidade e as vezes contrastantes.

No aspecto rítmico o maracatu Solar continuará sua prática de mesclar andamentos e pulsações diferentes, sendo dois os seus movimentos musicais mais importantes: Coco de Maracatu (inspirado nas gravações de Raimundo Boca Aberta – Az de Ouro , 1944) e Maracatu Solene ( Andamento de coroação característico dos maracatus cearense predominante nas décadas de 60, 70, 80 e até meados de 90 – Séc. XX)

No figural o tema será retratado através da caracterização dos personagens do maracatu Solar com forte influência da cultura afro-brasileira e da religiosidade de matriz negra. E através da exemplificação do Maracatu Estrela Brilhante representado em uma grande ala composta de seus principais personagens com todo figural baseado na década de 50 (Séc. XX). Ainda haverá uma ala de crianças como uma alusão a ludicidade e aos sonhos (como o sonho do menino e sua criação “Estrela Brilhante”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página